quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Machu Picchu - Preparativos II

A viagem se aproxima, e com isso os preparativos entram na reta final.

Mapas carregados no GPS

Farei um tópico mais detalhado sobre GPS no futuro, mas adianto que es usaremos dois aparelhos da marca Garmin, de modelos diferentes, mas ambos com os mapas necessários à navegação em todos os países do trajeto: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Além disso, não se pode deixar de levar os mapas em papel, pois aparelhos eletrônicos podem falhar, não prescindindo do velho e seguro método.

Lista de hotéis no GPS

Esse é talvez um dos itens mais importantes, e que nos causou algumas dificuldades na viagem de 2010 ao Atacama em função da falta de planejamento prévio de estadia. Estamos mapeando cada uma das cidades onde pernoitaremos, selecionando via internet de 3 a 10 hotéis por cidade. Como não teremos reserva, ao chegarmos a cada cidade teremos mais facilidade para chegar em cada hotel da lista e negociar a estadia, e se necessário seguir para outro até encontrar a melhor opção. Com isso pelo menos temos algumas referências de qualidade e preço antes de nos dirigirmos a um hotel qualquer. Também no caso levaremos a lista de nome/endereço dos hotéis impressa, para o caso de ocorrer algum problema que inviabilize o uso do GPS.

Compra de moedas

Saíndo pela Argentina e depois Chile, levamos pesos desses países suficientes para a estadia. Quanto à Bolívia e Peru, considerando ser difícil obter essas moedas por aqui, o jeito é levar dólares para fazer o câmbio quando lá estivermos.

Revisão das motos

Além dos ítens usuais na preparação de uma moto para uma viagem de 10.000 Km (troca de óleo, filtro de óleo, velas, revisão de cabos, lubrificação, ajuste de corrente, aperto de parafusos) ninguém pode sair de casa sem pneus suficientes para fazer toda a viagem, pois trocar na estrada pode ser inviável. Praticamente todos os integrantes estão colocando pneus novos, e em alguns casos guardando os pneus que ainda tinham boa vida útil pela frente, para recolocá-los após a viagem e aproveitá-los até o final, o que é compensador considerando o altíssimo custo dos pneus.

Intercomunicadores piloto a piloto

Já na viagem anterior, dois pilotos usavam um par de comunicadores Scala Rider Multiset Q2, que se mostraram de enorme utilidade, não apenas nas estradas, mas principalmente nas grandes cidades, quando um piloto liderava o grupo e o outro com o comunicador se colocava no fim do grupo, alertando o primeiro sempre que os semáforos fechavam, evitando que o grupo se dispersasse.

Outra enorme utilidade é no combate ao sono, pois na altitude ou grandes retas o sono bate forte, e o fato de poder conversar continuamente com outra pessoa ajuda a manter os pilotos em alerta. Nesta viagem, pelo menos mais um par de comunicadores serão utilizados, com quatro pilotos podendo se comunicar, ainda que não em modo conferência.

Adaptadores para tomadas

Além da necessidade de levar os diversos carregadores, essa é uma pequena bobagem que pode gerar sérios transtornos, pois como não existe uma padronização de tomadas entre países e nos hotéis, se não se tiver adaptadores adequados pode ficar difícil carregar a bateria dos diversos equipamentos: celular, câmera digital, filmadora, netbook, comunicador.

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