O que farei é complementar o assunto com a minha experiência pessoal, usando uma alternativa aos caríssimos GPS específicos para motos, que chegam a custar mais de R$ 2 mil, caso do Garmin Zumo 660. Pelo que vi até agora, esse modelo tem tudo o que se pode precisar, mas é caro demais para as necessidades do usuário eventual, que é o meu perfil.
Como alternativa, optei por arriscar comprar um modelo automotivo, o Garmin Nüvi 255w, que encontrei na Adventure Imports por um preço bem palatável, recebendo o equipamento em poucos dias e em plenas condições de funcionamento. Comprei meio no espírito de aprender a utilizar GPS, obter experiência, e se num futuro próximo a solução não estiver atendendo, buscar um modelo mais adequado sem perder muito dinheiro na troca.
Garmin Nüvi 255w: robusto, bom e barato |
De positivo, poderia dizer que a solução tem me atendido adequadamente por diversas razões:
- É uma solução barata e bastante funcional;
- Não tive dificuldade para obter mapas alternativos gratuitos do Proyeto Mapear e outros (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru);
- O mapa TRC-Brasil oferecido pelo Projeto TrackSource é muito bom em termos de pontos de interesse, em muitos caso oferencendo bem mais informações que o CN-Brasil que é pago;
- Não tive dificuldades para identificar um bom suporte de guidão, apesar de ter que comprá-lo no eBay em razão de não achar a solução que queria no Brasil;
- No mesmo site consegui também uma barata e eficiente solução de conexão à bateria, me dando uma tomada elétrica exclusiva do GPS no guidão;
- É suficientemente robusto (bem mais que o modelo 1310w, por exemplo), não apresentando qualquer anormalidade de funcionamento em razão de trepidação em qualquer velocidade;
- A visibilidade sobre a luz do dia é suficiente, ainda que não seja excelente, dando para usar sem maiores dificuldades.
- Sendo automotivo, não é a prova d'água, portanto se começar a chover preciso parar a moto e retirá-lo evitando molhar;
- A visibilidade sobre luz direta durante o dia é prejudicada, às vezes precisando usar a mão sobre ele para enxergar com clareza, mas nada que atrapalhe demais;
- A bateria dura poucas horas em uso de campo (3 a 4 horas), o que inviabiliza usar dessa forma, sendo imperativo ter alimentação pela bateria da moto.
- Adaptador de guidão: RAM-Motorcycle-Mount RAM-B-149Z-GA25U
- Conector para bateria: Hardwire-Cable-Garmin-255W-GA-NHWC2
Importante observar que nos últimos meses tenho usado o GPS no Brasil apenas, e só durante a viagem a Machu Picchu terei condições reais de testar sua funcionalidade em locais distantes, como o Deserto do Atacama, e na volta poderei completar o post com dados mais efetivos da experiência.
FANTÁSTICA FOTO NA ABERTURA DO BLOG; VAMOS PASSAR PERTO, NOVAMENTE, NESTE SETEMBRO !!! RUY DALBEM
ResponderExcluirProcurei usar uma foto bem ilustrativa da nossa viagem Ruy, e aquela foi a que se enquadrou melhor. Pena não termos aparecido todos, pois o Daniotti e eu ficamos de fora da foto, mas ainda assim foi a melhor escolha, até porque alguém tem que bater as fotos, não é mesmo?!? Abraço.
ResponderExcluirCompletando o comentário do Ruy....bonito mesmo foi o detalhe do moto-home....no fim da fila. Pouco excesso lateral. eh eh. Desejo uma excelente viagem a todos vocês. Um abraço, Alexandre Albrecht
ResponderExcluirMuito bom o artigo, Volmir. Uma informação adicional: os modelos específicos para motocicletas (via de regra) são fabricados para aguentar a vibração transmitida pelo guidão ao aparelho de GPS e isso pode ser um problema para o 255W (que é um ótimo modelo: vários amigos meus possuem e elogiam bastante).
ResponderExcluirAbraço!
Agradeço, Pirex! Concordo que GPS automotivos são mais frágeis, mas a opção pelo 255w foi porque é mais robusto que a média do tipo, e como ando mais no asfalto está indo bem. Optei por comprar um mais barato na linha "aprender a usar mediante um custo razoável, e se não atender ou estragar, não perco demais na troca por um mais adequado". Na viagem a Machu Picchu farei o teste de fogo. Abraço!
ResponderExcluirGrande Alexandre! Realmente a foto pegou bem de perto o "efeito vela" da tua XT660. Maltratou a bichinha, mas experiência é tudo, na próxima já acertará melhor no tamanho da bagagem. Abraço e não deixe de acompanhar a viagem, pena que nessa você ficou de fora.
ResponderExcluirOlá Volmir, pegando carona!Lendo o post do Piréx e o seu, resolvi adquirir um Garmin 255w, estava quase comprando um tomtom Rider, no ebay, que é especifico para motos mas depois de muitas pesquisas percebi que as atualizações de mapas é um pouco mais complicada (gratuitamente falando)minha duvida é sera que aqueles cases que que já vem com suporte que dizem ser a prova d'agua vale a pena?Percebi que vc não foi por esse caminho.Apesar do suporte RAM que vc tem é show.
ResponderExcluirAbraços,
Vagner.
Bons ventos!
Olá Vagner. Não mexi com esses suportes a prova d'água, mas no meu caso com a bolha protegendo o GPS tomei umas chuvas bem fortes sem ter problemas (pelo menos até reduzir a velocidade). Estou muito satisfeito com o 255w. Abraço.
ResponderExcluirO tempo passa e tudo muda, esse foi um post esclarecedor. Atualmente eu fiz o caminho das pedras na tentativa de economizar uns trocados e de início comprei um gps Aquarius 4 rodas mesmo tendo lido algumas coisas, quis eu mesmo fazer meus testes. O resultado não foi bom, é impossível ler a tela em dia de sol.
ResponderExcluirCom um portador indo aos EUA, comprei algumas peças da Ram Mount para deixar o gps o mais reto possível e assim melhorar a leitura de tela, nada feito também... nessa viagem aproveitei para comprar o Freecom2, pois esse era o meu objetivo maior.
No momento, os gps motociclísticos ainda estão fora da realidade brasileira, pelo menos da minha, não pelo valor em si, o que já pesa, mas por entender que um gps para motos não tem tanta tecnologia que justifique esse preço, acho que robustez e resistência à água não são quesitos para quadruplicar o preço.
Exposto minhas palavras, venho tentar resolver uma dúvida... compro um Garmin Nuvi com bluetooth ou compro um Multilaser Track para motos GP040?
Abraços,
Luiz