sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GPS automotivo na moto

A questão do uso de GPS em motos é uma longa discussão, e em vez de tratá-la diretamente, vou simplificar dando o link do blog do Pirex - GPS na moto: sim ou não que contém uma postagem interessantíssima sobre o assunto, e que deve ser lida antes do presente post, abordando entre outras coisas a questão da resistência, impermeabilidade, precisão dos mapas, Projeto TrackSource, Proyecto Mapear e software MapSource. Faça como eu: não deixe de ler esse post, entre tantos outros interessantes do blog do Piréx.

O que farei é complementar o assunto com a minha experiência pessoal, usando uma alternativa aos caríssimos GPS específicos para motos, que chegam a custar mais de R$ 2 mil, caso do Garmin Zumo 660. Pelo que vi até agora, esse modelo tem tudo o que se pode precisar, mas é caro demais para as necessidades do usuário eventual, que é o meu perfil.

Como alternativa, optei por arriscar comprar um modelo automotivo, o Garmin Nüvi 255w, que encontrei na Adventure Imports por um preço bem palatável, recebendo o equipamento em poucos dias e em plenas condições de funcionamento. Comprei meio no espírito de aprender a utilizar GPS, obter experiência, e se num futuro próximo a solução não estiver atendendo, buscar um modelo mais adequado sem perder muito dinheiro na troca.

Garmin Nüvi 255w: robusto, bom e barato


De positivo, poderia dizer que a solução tem me atendido adequadamente por diversas razões:
  • É uma solução barata e bastante funcional;
  • Não tive dificuldade para obter mapas alternativos gratuitos do Proyeto Mapear e outros (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru);
  • O mapa TRC-Brasil oferecido pelo Projeto TrackSource é muito bom em termos de pontos de interesse, em muitos caso oferencendo bem mais informações que o CN-Brasil que é pago;
  • Não tive dificuldades para identificar um bom suporte de guidão, apesar de ter que comprá-lo no eBay em razão de não achar a solução que queria no Brasil;
  • No mesmo site consegui também uma barata e eficiente solução de conexão à bateria, me dando uma tomada elétrica exclusiva do GPS no guidão;
  • É suficientemente robusto (bem mais que o modelo 1310w, por exemplo), não apresentando qualquer anormalidade de funcionamento em razão de trepidação em qualquer velocidade;
  •  A visibilidade sobre a luz do dia é suficiente, ainda que não seja excelente, dando para usar sem maiores dificuldades.
De negativo, o que poderia relacionar é o seguinte:
  • Sendo automotivo, não é a prova d'água, portanto se começar a chover preciso parar a moto e retirá-lo evitando molhar;
  • A visibilidade sobre luz direta durante o dia é prejudicada, às vezes precisando usar a mão sobre ele para enxergar com clareza, mas nada que atrapalhe demais;
  • A bateria dura poucas horas em uso de campo (3 a 4 horas), o que inviabiliza usar dessa forma, sendo imperativo ter alimentação pela bateria da moto.
Caso alguém tenha interesse, além do link do aparelho que já consta acima, abaixo estão outros links relacionados à solução completa:
No meu caso, adquiri os dois itens acima na loja GPSlot do eBay, fazendo o pagamento com PayPal e tendo que esperar seis semanas até receber a encomenda em casa. Tudo chegou em perfeito estado, e mesmo se tratando de uma encomenda em torno de US$ 80 não sofri qualquer tributação.

Importante observar que nos últimos meses tenho usado o GPS no Brasil apenas, e só durante a viagem a Machu Picchu terei condições reais de testar sua funcionalidade em locais distantes, como o Deserto do Atacama, e na volta poderei completar o post com dados mais efetivos da experiência.

9 comentários:

  1. FANTÁSTICA FOTO NA ABERTURA DO BLOG; VAMOS PASSAR PERTO, NOVAMENTE, NESTE SETEMBRO !!! RUY DALBEM

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  2. Procurei usar uma foto bem ilustrativa da nossa viagem Ruy, e aquela foi a que se enquadrou melhor. Pena não termos aparecido todos, pois o Daniotti e eu ficamos de fora da foto, mas ainda assim foi a melhor escolha, até porque alguém tem que bater as fotos, não é mesmo?!? Abraço.

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  3. Completando o comentário do Ruy....bonito mesmo foi o detalhe do moto-home....no fim da fila. Pouco excesso lateral. eh eh. Desejo uma excelente viagem a todos vocês. Um abraço, Alexandre Albrecht

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  4. Muito bom o artigo, Volmir. Uma informação adicional: os modelos específicos para motocicletas (via de regra) são fabricados para aguentar a vibração transmitida pelo guidão ao aparelho de GPS e isso pode ser um problema para o 255W (que é um ótimo modelo: vários amigos meus possuem e elogiam bastante).

    Abraço!

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  5. Agradeço, Pirex! Concordo que GPS automotivos são mais frágeis, mas a opção pelo 255w foi porque é mais robusto que a média do tipo, e como ando mais no asfalto está indo bem. Optei por comprar um mais barato na linha "aprender a usar mediante um custo razoável, e se não atender ou estragar, não perco demais na troca por um mais adequado". Na viagem a Machu Picchu farei o teste de fogo. Abraço!

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  6. Grande Alexandre! Realmente a foto pegou bem de perto o "efeito vela" da tua XT660. Maltratou a bichinha, mas experiência é tudo, na próxima já acertará melhor no tamanho da bagagem. Abraço e não deixe de acompanhar a viagem, pena que nessa você ficou de fora.

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  7. Olá Volmir, pegando carona!Lendo o post do Piréx e o seu, resolvi adquirir um Garmin 255w, estava quase comprando um tomtom Rider, no ebay, que é especifico para motos mas depois de muitas pesquisas percebi que as atualizações de mapas é um pouco mais complicada (gratuitamente falando)minha duvida é sera que aqueles cases que que já vem com suporte que dizem ser a prova d'agua vale a pena?Percebi que vc não foi por esse caminho.Apesar do suporte RAM que vc tem é show.
    Abraços,

    Vagner.
    Bons ventos!

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  8. Olá Vagner. Não mexi com esses suportes a prova d'água, mas no meu caso com a bolha protegendo o GPS tomei umas chuvas bem fortes sem ter problemas (pelo menos até reduzir a velocidade). Estou muito satisfeito com o 255w. Abraço.

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  9. O tempo passa e tudo muda, esse foi um post esclarecedor. Atualmente eu fiz o caminho das pedras na tentativa de economizar uns trocados e de início comprei um gps Aquarius 4 rodas mesmo tendo lido algumas coisas, quis eu mesmo fazer meus testes. O resultado não foi bom, é impossível ler a tela em dia de sol.
    Com um portador indo aos EUA, comprei algumas peças da Ram Mount para deixar o gps o mais reto possível e assim melhorar a leitura de tela, nada feito também... nessa viagem aproveitei para comprar o Freecom2, pois esse era o meu objetivo maior.
    No momento, os gps motociclísticos ainda estão fora da realidade brasileira, pelo menos da minha, não pelo valor em si, o que já pesa, mas por entender que um gps para motos não tem tanta tecnologia que justifique esse preço, acho que robustez e resistência à água não são quesitos para quadruplicar o preço.
    Exposto minhas palavras, venho tentar resolver uma dúvida... compro um Garmin Nuvi com bluetooth ou compro um Multilaser Track para motos GP040?

    Abraços,
    Luiz

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