segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nasce uma lenda da motovelocidade

Começando aos seis anos no enduro e motrocross, para se consagrar na motovelocidade

 Se você não reconhece o menino da foto, saiba que vai conhecê-lo em breve. Mas por tudo que ele já fez até hoje, é provável que já tenha ouvido seu nome: Marc Marquez. Com apenas 18 anos, esse pequeno espanhol de 1,68m e 57 Kg já tem números capazes de impressionar o mais cético dos críticos da motovelocidade.

Marc começou sua carreira em 1998, inicialmente competindo em enduro e motocross, sendo campeão na Catalunã já em 2001. Em 2002 começou no motociclismo de velocidade nas categorias inferiores da Cataluña, alcançando títulos em 2003, 2005 e 2006, dando passos largos às categorias de acesso da Espanha e por consequência ao mundial de motovelocidade.

Temporada 2008 - Estréia na Categoria 125cc

Detubou no mundial de 2008, aos 15 anos, pela equipe KTM, já com o patrocínio da poderosa petrolífera espanhola Repsol, e já nesse ano obteve um 3º lugar no GP da Inglaterra, tornando-se o piloto espanho mais jovem a atingir um pódio no mundial. Terminou a temporada na 13ª posição.

Temporada 2009 - 8º Colocado na Categoria 125cc

Ainda pela equipe KTM, teve um ano de muitas quedas, teminando a temporada na 8ª posição, novamente com um 3º lugar como melhor colocação, alcançando 2 poles.

Marc Marquez de KTM em 2008 e 2009

Temporada 2010 - Campeão da Categoria 125cc

Mudando para a equipe Derbi, começou a temporada como a anterior, marcada por muitas quedas. Mas após as primeiras corridas, Marc encontrou as condições ideiais para amadurecer e dominar o campeonato de uma maneira que há muito não ocorria na 125cc. Alcançou um total de 10 vitórias, além de chegar duas vezes na 3ª posição, em meio a atuações que já indicavam o enorme talento que surgia.

De quebra estabeleceu alguns recordes em que simplesmente superava o sensacional Valentino Rossi, ao fazer cinco vitórias consecutivas, quatro poles consecutivas, além de alcançar 12 poles na temporada ( tornado-se recordista na história da categoria).

Ao final da temporada sofreu algumas críticas por não defender o título da 125cc na temporada 2011, preferindo se transferir imediatamente para a categoria Moto2.

Em 2010, um campeão de atuações espetaculares e muitos recordes

Temporada 2011 - Em Busca do Título da Categoria Moto2

Atuando agora pela equipe Suter, Marc novamente enfrentou dificuldades e quedas nas primeiras corridas, possivelmente pela enorme diferença dos motores Honda de 600cc (e cerca de 140 HP) dos 125cc que antes utilizava.

Entretanto, mais uma vez sua genialidade veio à tona rapidamente, depois de um curto período de adaptação de três corridas, em que teve duas quedas e apenas terminar uma delas em 21º lugar. Na quarta corrida, a primeira vitória, e na quinta corrida, 2º lugar. Na corrida seguinda, novamente não completou.

E então entrou num rush incrível, fazendo 1º, 1º, 1º, 2º e 1º, e com isso dando um sufoco no cerebral alemão Stefan Bradl que já era dado como virtual campeão da temporada. Entretanto, após 11 etapas, Marc atingiu 5 vitórias e 2 segundos lugares, com um total de 165 pontos, ficando a apenas 28 pontos de Bradl, que tem 193 pontos. Mas ontem, no GP de Indianápolis, Bradl mostrou que não está para brincadeiras, largando em 22º lugar e escalando o pelotão para finalizar na 6ª posição, minimizando o prejuízo que poderia ser bem maior.

Se me perguntarem em quem aposto para o título da Moto2, a resposta óbvia é: Marc Marquez. E a razão é que este piloto mostra-se capaz de estrear na Moto2 com 5 vitórias e 2 segundos lugares em apenas 11 corridas, fazendo ainda 5 poles, o que não é pouco numa categoria disputada por cerca de 40 pilotos e altamente equilibrada.

Acredito que estamos testemunhando a ascensão de um dos mais espetaculares pilotos que o mundo viu nas últimas décadas, que demonstra coragem e determinação e uma capacidade de resistir à pressão muito acima da média. Tudo aquilo que no meu entender falta a outra esperança espanhola chamada Daniel Pedrosa, que prometia muito com títulos na 125cc e 250cc (quando enfrentava e vencia até mesmo Jorge Lorenzo), mas que hoje é apenas uma sombra para os excepcionais Casey Stonner e Jorge Lorenzo.

Fique de olho em Marc Marquez, pois é alguém que mostra características que o credendiciam a num futuro próximo fazer sombra a Stoner e Lorenzo, e quem sabe se aproximar da genialidade de Rossi, pois este pertence a outra categoria, apesar do ostracismo em que está hoje com a fraca Ducati.


Rápida adaptação, atuações sensacionais, números de quem será um grande campeão

Para saber mais, acesse o site oficial de Marc Marquez onde se pode ver o perfil completo do piloto, além de muitas fotos. E para estatísticas completa, consulte o site oficial da MotoGP. Todas as fotos e dados foram obtidos nesses sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, somente através dos seus comentários posso saber se o blog está no caminho certo ou se algo precisa mudar. Fique à vontade para dar seu feedback!