terça-feira, 9 de agosto de 2011

Machu Picchu - Preparativos I

Estando mais envolvido com a preparação de alguns vídeos, não tenho postado nada especificamente sobre a viagem de set/2011. Tratarei de alguns requisitos indispensáveis para qualquer viajante que queira se aventurar em viagens internacionais, levando em conta que cada país tem leis e exigências próprias, e temos que nos preocupar com todas elas.

Vacina de febre amarela

Na viagem passaremos por Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Desses apenas a Bolívia exige comprovante de vacinação da febre amarela. Em Porto Alegre, entre outros locais, essa vacina pode ser feita no Centro de Saúde Modelo, à rua Gerônimo de Ornellas, 55. Mas é importante lembrar que após fazer a vacina e de posse da carteira de vacinação é necessário obter junto à Anvisa o Certificado Internacional de Vacinação, pois é esse o documento exigido nos países onde se vai entrar.

Passaporte

Esse é um item controverso, pois alguns viajantes garantem que Peru e Bolívia exigem o documento, outros dizem que não é necessário, e até mesmo as informações do consulado do Peru não são totalmente consistentes. Para não haver problema, todos providenciamos o passaporte, sendo que todas as informações estão disponíveis no site da Polícia Federal - Passaporte.
Nesse endereço se se faz o agendamento e obtém a lista de documentos necessários, e após o pagamento da taxa cerca de R$ 160 basta comparecer ao posto na data definida para fazer o documento. Em Porto Alegre, no momento o documento está sendo entregue em 6 dias úteis após o comparecimento para entrega da documentação, mas quem for solicitar deve sempre pedir com antecedência, pois pedidos urgentes são atendidos mediante uma taxa bem mais cara.

Carteira de Identidade

Nesse caso não há qualquer mistério, sendo exigida em qualquer país, mas o fundamental é que esteja em perfeito estado de conservação e seja emitida nos últimos 10 anos. Na dúvida, tira-se uma segunda via, pois o documento estando em mau estado é garantia de transtornos.

Documento do Veículo

O veículo deve estar em nome do condutor, do contrário não sai do Brasil. Se estiver em nome de outra pessoa, é necessário ter um documento assinado e reconhecido em cartório autorizando a saída do veículo em posse do condutor. Importante observar que veículos alienados não são autorizados a deixar o país, cabendo pesquisar esses casos, mas ao que consta também é necessário algum documento de quem o alienou autorizando a saída (ainda que possível, deve ser bem burocrático).

Seguro de Viagem

Apesar de não ser obrigatório em muitos países, considera-se importante contratar algum tipo de seguro na medida em que se está sujeitos a vários riscos (acidentes, doenças) que podem resultar em enormes despesas dependendo do país em que se está. Existem diversos seguros e coberturas, e maiores informações podem ser obtidas junto às seguradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, somente através dos seus comentários posso saber se o blog está no caminho certo ou se algo precisa mudar. Fique à vontade para dar seu feedback!