quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Honda CB 1000R, uma street fighter poderosa e acessível




A novíssima CB 1000R foi apresentada pela Honda no Salão Duas Rodas em São Paulo. Para o público apaixonado por motos naked, essa street fighter é uma excepcional opção em termos de mercado brasileiro. Vem se juntar à outras competidoras peso pesado como a Kawasaki Z1000 e a radical Suzuki B-King. A pérola BMW K1300R é acima te tudo um sonho, mas posicionada numa faixa de preço muito alta, fora da realidade da maioria dos brasileiros. E os modelos Ducati e KTM mostram limitações pelo baixo número de concessionárias, mais centradas na região sudeste.

Considerando o sucesso da Hornet no mercado brasileiro, é viável imaginar que essa CB 1000R se torne líder de vendas no segmento de naked acima de 800 cilindradas. Só não estou tão certo de que a Hornet continue dominando no segmento inferior a 800cc como vem ocorrendo há muitos anos, visto a forte concorrência da Kawasaki, Yamaha e BMW e da própria CB 1000R, que deve canibilizar parte do mercado que lhe era cativo.

Méritos para liderar a CB 1000R tem de sobra: design ultra moderno, compacta (pouco maior que a Hornet, e com 217 Kg a seco), banco confortável (em se tratando de naked), motor 4 cilindros derivado da CBR 1000RR com 125 CV a 10000 RPM e 10,2 kgf.m de torque, o que deve tornar difícil precisar rodar abaixo da última marcha. Como opcional, o consagrado C-ABS da Honda.

Faria reparos a pequenos detalhes que considero abaixo do esperado em motos top atuais. O reservatório de líquido de freio não tem exatamente o formato que ideal, sendo o usado na Hornet muito mais interessante. O tanque pequeno, de apenas 17 litros certamente dará uma autonomia bem abaixo da ideal, problema esse que já é bem sério na Hornet (o modelo até 2010 tem na verdade menos de 17 litros).

E por fim, a limitação de cores entre preto e verde metálico (este de gosto altamente duvidoso) fica aquém das expectativas, visto que no exterior as opções são bem maiores (a Honda Itália, por exemplo, oferece a branca, a preta e a tricolor que é maravilhosa e pode ser vista na foto abaixo), mas no Brasil a montadora mostra um déficit cultural de oferecer sempre somente duas cores.

Esperemos essa importante moto chegar efetivamente às concessionárias, pois o público que hoje é fiel à Honda e que até agora tinha na Hornet o seu sonho de consumo, sem dúvida vai pensar seriamente nesse upgrade, pois a CB 1000R oferece muito mais por um preço pouco maior. Isso se se for confirmada a expectativa de preço em torno de R$ 40 mil, o que deve tornar essa moto um enorme sucesso no nosso mercado cada vez mais rico em opções (ainda que muito abaixo do que se vê exterior, mas com o tempo isso tende a ser corrigido).

É sem dúvida interessante ver a Honda tomando medidas efetivas para quebrar aquela imagem meio incômoda de ser centrada demais no segmento de motos pequenas (com seus 80% de mercado), mas de não ser tão competitiva no segmento de motos médias e grandes. Sua política agressiva, inclusive em preço se mostra muito acertada, e no longo prazo deve lhe trazer fortes dividendos.

A CB 1000R tricolor é lindíssima, mas infelizmente não aparece nos planos da Honda Brasil, o que é uma pena

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