segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A MotoGP de luto

Apenas um ano depois do terrível acidente que matou Shoya Tomizawa na Moto2, mais uma vez o mundo da motovelocidade se ve chocado com outra fatalidade, dessa vez o jovem e arrojado Marco Simoncelli, em mais um acidente de características muito semelhantes: queda junto a moto, seguida de atropelamento pelos pilotos que vinham logo atrás.

Muito se poderia dizer sobre esses acidentes, mas confesso que isso me faria mal demais. Vou tão somente sugerir o site da SporTV que mostra observações bem fundamentadas de Fausto Macieira, o vídeo do acidente e fotos. Para quem tiver interesse em saber mais dessa tragédia do esporte sob uma ótica jornalística, sem o ridículo sensacionalismo que vi em outros locais.

É uma pena mais um jovem talento desta geração nos deixar tão rápido, num acidente comum, mas pontuado pelo enorme azar de cruzar a pinta no lugar errado e na hora errada.

E quanto ao capacete, me parece que caberá aos fabricantes repensar o método de prender a cinta no casco por apenas um ponto de cada lado, pois mesmo que não tenha havido falha no equipamento (ou que a falta de capacete não tenha sido determinante para a moto, devido aos outros ferimentos), o fato da ponta da cinta se desprender no ponto de junção com o casco mostra que será necessário repensar os projetos, e que talvez mais pontos de fixação tenham de ser definidos.

Se pensarmos que em grande parte dos acidentes é a lateral do capacete que sofre o impacto mais forte, não é difícil acreditar que o que ocorreu com Simoncelli possa acontecer com outras pessoas, nas pistas e mesmo nas ruas. Ficou escancarado um ponto de fragilidade no projeto, que deve merecer atenção adicional dos engenheiros das fábricas.

E a vida continua, mas um pouco mais triste, na ausência do sorriso aberto do "moita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, somente através dos seus comentários posso saber se o blog está no caminho certo ou se algo precisa mudar. Fique à vontade para dar seu feedback!