segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Moto2: Marquez numa recuperação inacreditável

O que se pode esperar de um piloto de 18 anos que lidera por apenas um ponto um campeonato altamente competitivo? Responsabilidade para vencer agora que é lider? Imaturidade para cometer graves erros que coloquem um título quase certo em risco? Com Marc Marquez, pode-se esperar um pouco de tudo isso, mas sempre com enorme talento e competência!

Marquez provoca um grave acidente nos treinos finais antes do GP da Austrália

Num dos últimos treinos livres antes da etapa do GP da Austrália, realizada na madrugada deste domingo (17), após a bandeirada final, o tailandês Rattapark Wilairot reduziu a velocidade para voltar aos boxes, mas Marquez que vinha atrás acelerou com tudo e abalroou o desavisado Wilairot. Resultado: o tailandês foi parar no hospital com ferimentos sérios, e Marquez foi penalizado em um minuto no grid de largada, uma total justiça diante da sua absoluta falta de responsabilidade.

Tendo acontecido isso, pensei: que pena! Marquez tinha tudo para levar o título, e então faz uma bobagem desse tamanho e entrega-o de mão beijada para o alemão Bradl! Parecia lógico pensar assim, na medida em que Bradl largaria na 8ª posição do grid, enquanto Marquez largaria apenas em 38º e último lugar.

Seguindo a lógica, na corrida Bradl largou bem e rapidamente chegou à liderança, se mantendo nela com tranquilidade até duas voltas antes do final. Porém, coisas acontecem...

Tudo poderia estar bem para Bradl, se na mesma corrida não víssemos o já esperado, mas ainda assim inacreditável show de Marquez numa excepcional corrida de recuperação. Largando em 38º, logo no fim da primeira volta ele já aparecia em 17º; mais algumas voltas e chegou a 12º, então 9º, mais um pouco 6º. E continuou escalando o pelotão rapidamente, até chegar à 3ª posição faltando poucas voltas para a bandeirada.

Nesse momento, enquanto Bradl era líder, mesmo Marquez chegando em 3º o alemão abriria 8 pontos de vantagem, o que ainda seria muito bom faltando disputar 50 pontos nas próximas duas corridas.

Mas então tivemos as duas voltas finais, com Marquez lutando duramente com o jovem italiano Cláudio Corti, que queria o seu primeiro pódio da carreira. Marquez chegou a ser ultrapassado algumas vezes, mas fez valer seu arrojo e determinção para confirmar a 3ª posição.

E enquanto isso Bradl era duramente fustigado e finalmente superado pelo arrojado e instável Alex De Angelis, de San Marino. Bradl bem que chegou a retomar a ponta da corrida, perdendo novamente, e em mais uma tentativa desesperada chegou a trombar com De Angelis, colocando ele mesmo o título em alto risco, pois se tivesse caído Marquez é que dispararia no campeonado. De Angelis se manteve firme e venceu a terceira corrida da sua longa carreira, enquanto o 2º lugar de Bradl em condições normais não seria desastroso para a briga do título. Mas essas não eram condições normais.

Com isso tudo, o que poderia ter se tornado uma enorme diferença a favor de Bradl, na verdade terminou em apenas 3 pontos de vantagem, o que é quase nada frente ao momento iluminado de Marquez. Depois dessa corrida, é quase impossível imaginar que Bradl consiga se manter no topo, pois mais uma vez Marquez mostra que está em um momento técnico e psicológico sem precedentes.

Aguardemos os rounds finais, na próxima semana na Malásia e na etapa final de Valência. Mas parece óbvio esperar mais dois shows de pilotagem desse espanhol arrasador, que certamente no próximo ano estará mostrando todo o seu talento no grid da categoria máxima MotoGP.

Marquez num pódio incrível, ao lado do vencedor De Angelis e de um cada vez mais impotente Bradl

Na MotoGP, Stonner campeão

Enquanto isso, a MotoGP viveu uma espécie de anticlimax, pois Lorenzo se acidentou num treino antes da corrida, e foi impedido de largar por razões médicas (graves ferimentos nos dedos da mão).

Com a ausência de seu único adversário, Stonner partiu livre para alcançar sua quinta vitória consecutiva no GP da Austrália, confirmar o esperado título de 2011 (o segundo da carreira).

A verdade é que desde o primeiro treino com a Honda no início da temporada, tudo indicava que Stonner era o homem a ser batido neste ano, o que se confirmou. Ainda assim cabe destacar a grande tenacidade de Lorenzo em lutar até onde foi possível, mesmo estando claramente inferiorizado no equipamento que a Yamaha lhe oferecia.

Casey Stonner, um campeão absolutamente convincente, e capaz de muito mais nos próximos anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, somente através dos seus comentários posso saber se o blog está no caminho certo ou se algo precisa mudar. Fique à vontade para dar seu feedback!