segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marc Marquez, novamente espetacular

Neste domingo aconteceu o GP de San Marino do Mundial de Motovelocidade, no circuito de Misano. E na Moto2, novamente foi possível ver uma das corridas mais sensacionais do últimos anos. De 4 a 5 pilotos brigando pela ponta volta a volta, dezenas de ultrapassagens (simples, duplas, triplas), e no final mais um resultado excepcional para a disputa do campeonado: Marc Marquez em 1º, mas outra vez com o ainda mais forte candidato ao título Stefan Bradl chegando em 2º e minizando o prejuízo. Nota positiva a grande corrida de Andrea Iannone, que lutou muito e liderou por várias vezes, mas na volta final teve que se contentar com o 3º lugar, que não deixa de ser heróico frente a forte concorrência.

O campeonato de Moto2 segue totalmente aberto, o momento sem dúvida é de Marquez, que nas últimas 6 corridas fez 5 vitórias e 1 segundo lugar. Dá para querer mais?!? Mas Bradl, por outro lado, tem conseguido se equilibrar com enorme maestria, e parece mostrar forças para resistir, apesar de ver sua vantagem derreter continuamente, sendo agora de apenas 23 pontos (faltando 5 corridas, portanto estando em jogo 125 pontos). A vantagem de Marquez é que agora já pode ser campeão se vencer todas as corridas que faltamente, mesmo que Bradl chegue sempre em segundo. Difícil, mas não impossível diante da maestria que Marquez vem mostrando a cada corrida.

Na MotoGP se viu com alguma surpresa o espanhol Jorge Lorenzo largar na ponta e conseguir controlar muito bem os ataques de Casey Stoner. E no fim, em mais um exemplo do que é um esporte competivo, Stoner bem que tentou mas não conseguiu evitar a aproximação do seu companheiro de equipe Daniel Pedroza, que lhe roubou mais quatro pontos, rebaixando-o para a 3ª posição.

Mesmo com o resultado, Stoner parece rumar firme ao título, ainda com 35 pontos de vantagem frente ao rival Lorenzo. Nota positiva foi a boa participação de Valentino Rossi, que mostrou alguma competitividade a bordo da fraca Ducati, ainda que terminando apenas na 7ª posição.

É bom ver um esporte onde continuamente os pilotos têm o direito de lutar e vencer, em vez de terem que se curvar aos interesses comerciais de patrocinadores e à tirania de de chefes de equipe inescrupulosos.

E por fim na 125cc mais uma última volta incrível, com o provável campeão Nicolas Terol recuperando a ponta nas últimas curvas, perdendo novamente, e ainda assim vencendo num sprint inacreditável já na reta de chegada, superando Johann Zarco nos últimos metros. Terol segue forte rumo ao título, mantendo 31 pontos de vantagem sobre Zarco, que curiosamente bate na trave a várias corridas, em muitas delas perdendo bem no final como ocorreu novamente.

É interessante ver que faltando cinco corridas para o encerramento da temporada, em todas as categorias o líder tem no máximo 35 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, deixando a disputa totalmente em aberto. Resumindo: grandes corridas, enorme competividade, sensacional esporte!

Bradl e Marquez, as grandes estrelas da Moto2 em 2011 (Foto: motogp.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, somente através dos seus comentários posso saber se o blog está no caminho certo ou se algo precisa mudar. Fique à vontade para dar seu feedback!