sábado, 3 de setembro de 2011

Uma razão pela qual motores quebram


Esse vídeo é interessantíssimo, por mostrar uma coisa inusitada: um motor de BMW S1000RR de 192 HP aberto, e funcionando a até 14.000 RPM. A diferença entre o início, funcionando em marcha lenta, e o final - girando a pleno - é altamente impactante!

Imagine-se os esforços mecânicos envolvidos numa situação tão extrema. Por aí da para ter uma ideia da razão porque motos de alto desempenho, em competições como o Mundial de Superbike, às vezes quebram. Tem que quebrar mesmo, pois por mais desenvolvida a tecnologia em durabilidade de materiais, o fato é que exceder os limites tem um preço, e esse preço às vezes é alto demais e provoca danos de diversos tipos.

Felizmente, usando essas motos nas ruas, ou mesmo em um TrackDay dificilmente um piloto normal se aproximaria desses limites, e portanto os riscos à durabilidade (e a integridade física do piloto) se tornam menos críticos.

BMW S1000RR, uma das mais adoradas SS já produzidas
Tive acesso ao link do vídeo pela revista Motociclismo nº 150, de junho de 2010, que contem uma matéria muito boa onde colocaram nove motos SS (superesportivas) rodando a 250 Km/h fixos durante 25 Km na pista de Nardò, no sul da Itália, circuito esse que é uma coisa impressionante em si mesmo: um anel de 12,5 Km que permite acelerações plenas e manter essa velocidade por longos períodos.

Resultado de tamnho estresse às motos: cinco quebras, entre as quais um constrangedor bloco de motor (cuja moto evitarei identificar aqui) com um furo enorme mostrado numa das fotos. Recomendo a matéria a quem tiver acesso.

Saiba mais sobre Nardò no link: Nardò na Wikipédia

Foto ampliada do circuito, com seus 12,5 Km de extensão

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