Esse vídeo é interessantíssimo, por mostrar uma coisa inusitada: um motor de BMW S1000RR de 192 HP aberto, e funcionando a até 14.000 RPM. A diferença entre o início, funcionando em marcha lenta, e o final - girando a pleno - é altamente impactante!
Imagine-se os esforços mecânicos envolvidos numa situação tão extrema. Por aí da para ter uma ideia da razão porque motos de alto desempenho, em competições como o Mundial de Superbike, às vezes quebram. Tem que quebrar mesmo, pois por mais desenvolvida a tecnologia em durabilidade de materiais, o fato é que exceder os limites tem um preço, e esse preço às vezes é alto demais e provoca danos de diversos tipos.
Felizmente, usando essas motos nas ruas, ou mesmo em um TrackDay dificilmente um piloto normal se aproximaria desses limites, e portanto os riscos à durabilidade (e a integridade física do piloto) se tornam menos críticos.
BMW S1000RR, uma das mais adoradas SS já produzidas |
Resultado de tamnho estresse às motos: cinco quebras, entre as quais um constrangedor bloco de motor (cuja moto evitarei identificar aqui) com um furo enorme mostrado numa das fotos. Recomendo a matéria a quem tiver acesso.
Saiba mais sobre Nardò no link: Nardò na Wikipédia
Foto ampliada do circuito, com seus 12,5 Km de extensão |
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